Ok! Do que se trata o blog?
Faz parte da disciplina Tópicos Especiais em Artes Cênicas, ministrada pelos professores Marcus Mota e Hugo Rodas, dentro do programa de pós-graduação em Arte na UNB.
Aqui vou registrar meu processo criativo a partir da obra o Banquete, de Platão.
A disciplina teve início no dia 17/08 e só agora estou criando o blog.
Ainda não tenho muita intimidade com o mundo virtual. Este é meu primeiro blog. Todas minhas anotações, pensamentos, rascunhos, faço sempre em cadernos. Tenho cadernos desde 2002. Os anteriores foram dados.
O tema proposto me agrada muito, o Erótico!
Pensei em propor uma investigação da erotização do corpo, o corpo erotizado.
Preciso ler o livro de Georges Bataille, O erotismo.
Acabo de descobrir outro autor que preciso ler: Mario Perniola, filósofo italiano, e seu livro Ritual Thinking - Sexuality, Death, World.
Este livro acredito que seja interessante para o que estou pensando, pois quero investigar a relação de Eros e Thanatos. Amor e Morte.
Esta relação me chamou a atenção porque no Banquete, no discurso de Fedro, ele diz que, “Sem dúvida, só os erontas (aqueles movidos por Eros) se dispõem a morrer uns pelos outros, quer homens, quer mulheres”. E que este gesto de morrer pelo próximo agrada os deus e permite retornar do reino dos mortos como aconteceu com Alceste.
Fedro é outro dos diálogos de Platão que quero ler para este trabalho, assim com o Fédon.
Bem, vou para a leitura do Fédon.
Nenhum comentário:
Postar um comentário